Pensando em fugir do aluguel, muitas pessoas preferem se planejar e partir para um financiamento da casa própria Esta é uma excelente opção se você tiver um pouco de dinheiro guardado para a entrada e quiser aplicar os pagamentos em algo que será seu no final das prestações.
Quando tomamos esta decisão, ouvimos várias dicas e experiências de quem já passou por isso. Mas quais são os mitos e verdades a respeito do financiamento de imóveis? Indicaremos a seguir os principais cuidados que você deve ter nessa hora.
- Quem pode financiar um imóvel?
As oportunidades de financiamento parecem ser grandes quando começamos a pesquisar o que as instituições financeiras oferecem. Porém, esta impressão é um pouco perigosa, porque o financiamento envolve uma burocracia e nem todas as pessoas conseguem contratar um empréstimo.
É preciso considerar que os bancos não financiam todo o valor do imóvel, sendo que uma boa parte precisa ser paga com uma entrada à vista. Essa porcentagem varia conforme a instituição financeira. Então, somente as pessoas que conseguiram economizar o valor necessário para a entrada conseguem solicitar o crédito.
Para contratar o serviço a pessoa também precisa comprovar sua renda, garantindo que recebe o valor mínimo mensalmente para cumprir com o pagamento exigido pelo banco.
Quem garante que o imóvel que você vai comprar está sendo oferecido no preço adequado ao mercado? Você mesmo. Faça uma pesquisa com imóveis parecidos e na mesma região para comparar os valores antes de fechar a compra.
Os valores podem estar acima do devido. Quem vai vender acha que o seu imóvel vale mais do que a cotação real de mercado. Isso muitas vezes acontece por apego emocional, quando o vendedor não tem a necessidade de receber o dinheiro com urgência ou outras questões.
Se ainda assim você continuar na dúvida ou tiver dificuldades para comparar os imóveis, contrate um profissional especializado em corretagem para te assessorar.